Amadeirado

Explore as famílias e estilos olfativos

Árvore Olfativa

Como ela é?

Sólida, elegante e profunda como uma floresta antiga, é conhecida por sua estrutura firme, envolvente e refinada. Sua base são madeiras nobres, como a de sândalo que traz cremosidade, a de cedro com toques mais secos, a da raiz do vetiver com suas nuances úmidas, a da folha do patchuli com toques terrosos, a da madeira do oud que promove nuances animálicas, e a madeira de guáiaco com suas facetas defumadas. Todas elas podem vir combinadas a musgos, resinas ou elementos aromáticos. É uma das famílias mais presentes na perfumaria masculina, e ganhou cada vez mais espaço em criações compartilhadas ou genderless (sem gênero), especialmente aquelas que buscam sofisticação e assinatura olfativa marcante.

Qual a ocasião?

Perfeita para climas mais amenos ou frios, eventos noturnos, ambientes elegantes e situações em que se quer deixar uma impressão duradoura e marcante. Algumas versões leves também funcionam bem durante o dia.

Qual o estilo?

A família amadeirada é apreciada por quem tem gosto apurado e busca intensidade e autenticidade em suas escolhas. É ideal para quem aprecia perfumes que transmitem solidez, maturidade, introspecção e elegância discreta.

Curiosidade

O vetiver, um dos pilares dessa família, é uma raiz que oferece um aroma terroso e amargo, muito valorizado em fragrâncias sofisticadas. Já o oud (ou madeira de agar) é considerado o ouro da perfumaria oriental e pode custar mais que o próprio ouro em peso. Seu aroma é marcante, resinoso e altamente luxuoso.